Home / Política / Rondônia ignora pedidos para contratação de médicos formados no exterior, diz Jaqueline Cassol

Rondônia ignora pedidos para contratação de médicos formados no exterior, diz Jaqueline Cassol

Adeputada Federal Jaqueline Cassol (PP-RO) afirmou na noite dessa sexta-feira (19) que o Estado de Rondônia ignora a contratação de médicos formados no exterior para o enfrentamento da pandemia do cornavírus. A parlamentar participou de conferência online organizada pela Associação dos Médicos Formados no Exterior (AMBFEX) junto a outros deputados que defendem a pauta na Câmara.A deputada já protocolou dois ofícios solicitando estudos para a contratação emergencial dos profissionais, ao menos durante a pandemia, mas não recebeu retorno. Também é autora do Projeto de Lei que autoriza a contratação dos profissionais para enquanto durar decreto de calamidade pública. Rondônia já contabiliza 13.804 casos de Covid-19 e 374 mortes.

“Os números de casos da doença estão aumentando rapidamente e sem médicos fica difícil assistir os pacientes”, disse.Segundo dados do IBGE, Rondônia tem 1,52 médicos por mil habitantes. A média nacional é de 2,18 médicos por mil habitantes.

“Há uma relação direta entre o número de mortes por covid-19 e o número de médicos.
O Norte é a região com o menor número de médicos e as maiores taxas de mortes. Isso mostra que precisamos de mais médicos para combater essa pandemia”LIVE- A Live organizada pela AMBFEX reuniu os deputados Jaqueline Cassol (RO), Alan Rick (AC), Lucio Mosquini (RO), Fábio Trad (MT), Eduardo Costa (PA) e os médicos Flávio Lima Barreto e Clismagna Leal da Silva.

Facebook Comments