Home / Policial / Polícia Federal deflagra operação contra organização criminosa em prefeitura de Rondônia

Polícia Federal deflagra operação contra organização criminosa em prefeitura de Rondônia

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (18/10/19), a denominadaOPERAÇÃO BLISTERvisando dar cumprimento 10 (dez) mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Eleitoral em Vilhena/RO.

niciada em 2016, a investigação tem como objetivo coibir crimes de corrupção no estado de Rondônia, praticadas por uma organização criminosa sediada na cidade de Vilhena/RO, que atuava principalmente na fraude a licitações da prefeitura municipal.

Segundo as investigações, a organização criminosa possuía estrutura e articulação suficiente dentro de entes públicos para fraudar licitações e auferir vantagem indevidas.

As fraudes em procedimentos licitatórios envolveram a empresa BIOCAL COMÉRCIO E REPRESENTAÇÕES LTDA com a prática de sobrepreço e consequente superfaturamento nas contratações realizadas com a Prefeitura Municipal de Vilhena/RO, as quais tinham como objeto a aquisição de nutrição especializada, medicamentos e materiais penosos destinados a atender as demandas da saúde pública municipal, envolvendo recursos oriundos do SUS.

Os indiciados responderão, na medida de sua participação, pelos crimes de corrupção ativae passiva (art. 333 e art. 317 do Código Penal), crimes licitatórios (art. 90 e 93 da Lei n. 8666/93 ), lavagem de dinheiro (art. 1º da Lei 9.613/98) e associação criminosa (art. 288 do Código Penal).

Cerca de 40 policiais federais participam da ação de hoje, cujos mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos nas cidades de Vilhena/RO, Cacoal/RO, Ji-Paraná/RO, Buritis/RO e Porto Velho/RO, além do sequestro de bens e valores dos investigados no montante de até R$ 8.912.383,67 (oito milhões, novecentos e doze mil, trezentos e oitenta e três reais e sessenta e sete centavos).

O termo “Blister” é uma alusão às embalagens de medicamentos que armazenam comprimidos, sendo estes um dos principais itens das licitações fraudadas pela quadrilha investigada.

Facebook Comments

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.