Home / Internacional / Funeral de Bush pai reúne todos os ex-presidentes dos EUA

Funeral de Bush pai reúne todos os ex-presidentes dos EUA

O funeral do ex-presidente dos Estados Unidos, George H. W. Bush, reuniu, nesta quarta-feira (5), praticamente os últimos 42 anos de história viva do país, com a presença dos ex-presidentes Jimmy Carter (1977-1981); Bill Clinton (1993-2001); Barack Obama (2009-2017) e do atual presidente, Donald Trump (2017 até hoje).

George W. Bush, filho do ex-presidente, que também ocupou o cargo (2001-2009), ficou na ala dos familiares. Destas últimas quatro décadas, o único ausente foi Ronald Reagan (1981-1989), morto em 2004.

Mas a magnanimidade da presença dos ex-presidentes, hábito comum no cerimonial americano, independentemente do partido ao qual são filiados, contrastou com as recentes desavenças entre alguns deles.

Em função da acirrada campanha presidencial que levou Trump ao cargo, em 2016, ele mal cumprimentou sua oponente na disputa, Hillary Clinton, após uma série de suspeitas dos democratas e do promotor Robert Mueller, de que Trump foi beneficiado por uma suposta interferência russa no pleito.

Hillary se sentiu prejudicada e Trump encampa um discurso de que está sendo atacado injustamente. Na contagem dos votos, Trump ficou com 47,5% contra 47,7% de Hillary, no universo total de votos.

Mas a candidata democrata foi derrotada porque o resultado depende dos votos do colégio eleitoral de cada Estado. Trump ficou com 279 delegados, enquanto Hillary, com 218. A suposta interferência externa nas eleições teria sido determinante para essa vitória apertada, segundo os democratas.

Os únicos que cumprimentaram o atual presidente americano foram Barack Obama e sua esposa Michelle Obama. Ambos já estavam sentados nas duas cadeiras reservadas a eles na primeira fileira. Ao chegar, Trump permaneceu com um semblante sério, tirando o sobretudo e ordenando que um funcionário o segurasse.

Foi a primeira-dama, Melania, que, já sentada, tomou a iniciativa de cumprimentar primeiro Bill e Hillary Clinton, que estenderam as mãos de forma um tanto severa, mas cordial. Depois, Melania cumprimentou o casal Obama, que também correspondeu de forma discreta.

Na chegada, pelo menos, Trump também não cumprimentou o ex-presidente Jimmy Carter, sentado quase no final da fila, cujos lugares foram distribuídos pela ordem cronológica de cada mandato.

Facebook Comments

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>