Home / Geral / “Transparência será prioridade”, afirma candidata da Chapa 11 – OAB pra Você

“Transparência será prioridade”, afirma candidata da Chapa 11 – OAB pra Você

“A transparência, uma demanda exigida por todos os advogados do estado, será uma das prioridades da nova Presidência”. A afirmação é da advogada Maracélia Oliveira, candidata ao cargo nas Eleições de 2018 da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO) pela Chapa 11 – OAB Pra Você, juntamente com o advogado Leonardo Berkembrock como vice-presidente. O pleito da entidade será realizado no próximo dia 19 de novembro das 9 às 17 horas.

De acordo com ela, a efetiva transparência dar-se-á através da Comissão de Prerrogativas da OAB, que segundo Maracélia, tem sucesso atribuído à publicidade dos atos em todas as atuações.

“Só pra se ter ideia, recebemos uma Comissão com seis anos de existência regimental, e seis atas, e a entregamos com 72 atas realizadas, sem ausência de sessão, além de 22 outras atas de sessões extraordinárias feitas para limpeza de pauta”, destaca.

Outra demonstração de transparência citada pela primeira candidata mulher à Presidência da OAB Rondônia, será a proposta de uma Resolução da Diretoria da Seccional, que determinará que todas as passagens emitidas pela OAB, cumpram a regulamentação de passar pela Tesouraria e Secretaria Geral, e não seja um ato da Presidência.

“Finalmente, cumprindo nossa proposta de transparência da Ordem no estado, está a obra de Cacoal, que terá recursos de investimentos depositados em uma conta própria e geridas por uma Comissão para este fim, e não em conjunto com a da OAB/RO”, pontua.

No entendimento da advogada, a transparência maior, não só estreitará laços entre Ordem e a Advocacia, como também da sociedade. “Sem dúvidas, a OAB tem esse papel protagonista de, além de servir como uma instituição opinativa, é instrumento de entrega de direitos sociais e gerais”, salienta citando como exemplo de projetos em favor da população: a ação de consumidores da Eletrobrás, elaboração de Projeto de Saúde Pública voltado para animais domésticos que vivem nas ruas, Comissão para pessoas Portadoras de Deficiência Física, Cursos de Libras da OAB, entre outros.

Consciência Previdenciária

Outro Projeto que será implantando em favor da categoria citado por Maracélia, será o “Consciência Previdenciária”, que de acordo com ela, visa incentivar o advogado a investir no seu futuro.

“Mesmo advogando para muitos clientes na área da Previdência, nem sempre nos preocupamos com nós mesmos, por isso essa necessidade de chamar a atenção dos profissionais neste sentido”, avalia.

Entre outros projetos em favor da Advocacia e consequentemente da sociedade, a candidata cita a Comissão da Advocacia Idosa com políticas dirigidas essencialmente para os profissionais da área; Comissão da Mulher Advogada, que será dirigida não somente as profissionais da classe, mas para o papel da mulher na sociedade como: políticas de combate à violência doméstica e participação política; apoio os jovens iniciantes no mercado de Direito, que conforme explica, será possível dentro do papel da Comissão de Defesa de Prerrogativas, à qual é autora da criação da Comissão da Jovem Advocacia, aprovada por unanimidade pelo Conselho da Seccional da OAB e que funciona nas 27 Seccionais objetivando prestar uma recepção mínima através de uma Subcomissão chamada Jovem Advocacia.

“Minha história na Ordem, se confunde com as prerrogativas. Só sou vice-presidente hoje, em razão do meu papel à frente da Comissão de Defesa de Prerrogativas, à qual presidi de janeiro de 2013 à junho de 2018. E ela tem papel relevante, tanto que no 5º Encontro Nacional, fomos a única Seccional do Brasil a receber a Medalha alusiva reconhecendo nossa atuação neste sentido”, ressalta, mencionando ainda outras conquistas em favor da classe que a colocaram em paridade com a advocacia nacional e lhe prepararam para atuar em defesa da categoria.

 

Facebook Comments

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>