Home / Saúde / Dentistas voluntários de SP montam consultórios em barco para atender indígenas e ribeirinhos em RO

Dentistas voluntários de SP montam consultórios em barco para atender indígenas e ribeirinhos em RO

m grupo de dentistas de São Paulo montou vários consultórios dentro de um barco para atender comunidades indígenas e ribeirinhas isoladas em Rondônia, tudo de forma voluntária. Esta é a primeira vez que a grande estrutura foi montada em um barco. Seis alas odontológicas foram montadas com equipamentos super modernos.

A equipe é formada por 40 profissionais especializados, que, até o final de julho, deixam os consultórios e outras atividades em São Paulo para cuidar de outros sorrisos a mais de 3 mil quilômetros de distância.

Um dos equipamentos usados no atendimento foi doado por uma empresa alemã. Com o aparelho, os profissionais escaneiam a boca do paciente e, após isso, a arcada dentária em 3D surge no computador. Segundo o grupo, em 10 minutos o dente de porcelana já está pronto.

Quando se trata das crianças o trabalho fica mais difícil. A maioria nunca foi a um dentista, segundo o grupo de voluntários. Um dos atendimentos resultou na extração de quatro dentes de leite de uma bebê de apenas um ano.

Projeto

 

Os Doutores sem Fronteira surgiram em 2014, durante a cheia histórica do Rio Madeira, em Porto Velho.

O doutor Caio Machado, que conheceu as comunidades indígenas e ribeirinhas quando era estudante de odontologia, se juntou com outros dois profissionais para ajudar as comunidades durante a cheia. Ao se apaixonarem pela causa, fundaram a Organização Não Governamental (ONG). Atualmente 120 profissionais voluntários fazem parte da causa. “Eu acredito que nós, como profissionais da saúde, temos o dever a obrigação de ajudar. A odontologia foi criada pra salvar, pra curar. Em atuação como esta, nós descobrimos o verdadeiro valor da nossa profissão”, afirma Caio, presidente da Associação Doutores sem Fronteira.

Facebook Comments

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>