Home / Geral / Norte tem 28% dos municípios menos desenvolvidos do Brasil

Norte tem 28% dos municípios menos desenvolvidos do Brasil

Lucas Pordeus Leon

Vinte e oito por cento dos municípios menos desenvolvidos do país estão na Região Norte. O número é 75% maior que há 10 anos, quando 16% das cidades menos desenvolvidas eram do Norte. Foi a única região que registrou crescimento no número de municípios entre os 500 piores. Na outra ponta do ranking, apenas 0,2% das cidades mais desenvolvidas estão no Norte.

 

Os dados são do Índice de Desenvolvimento dos Municípios, criado pela Firjan, a Federação das Indústrias do estado do Rio de Janeiro. Os dados da entidade revelam dois brasis, um no Sudeste, Sul e Centro-Oeste e outro no Norte e Nordeste. O economista da Firjan, Jonathan Goulart, ressalta que os municípios menos desenvolvidos têm mais dificuldade em avançar no índice.

 

O índice da Firjan avalia três fatores: emprego e renda, saúde básica e educação básica. Um dos fatores que puxa para baixo os municípios do Norte é o acesso ao pré-natal pelas grávidas. Menos da matade das gestantes da região conseguem acesso adequado ao pré-natal. Em relação à educação, 98% das 500 piores índices estão no Norte e Nordeste.

 

Para o economista da Firjan, a maior dificuldade dos municípios é a capacitação para a gestão pública.

 

Mas, o especialista admite que, alguns municípios perderam receita própria com a crise econômica, o que reduziu investimentos em saúde e educação. Sessenta por cento dos municípios com desenvolvimento considerado regular ou baixo estão no Norte. A cidade de Ipixuna, no Amazonas, é a última colocada no ranking sobre Índice de Desenvolvimento dos Municípios.

 

Em relação às capitais da região, apenas Palmas, em Tocantins, ficou entre as 500 melhores. Entre as piores, figuram Macapá e Belém, que se destacaram negativamente pela forte queda no emprego e renda.

Facebook Comments

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>