Home / Cidade / ALFANDEGAMENTO: Aeroporto de Porto Velho inaugura sistema moderno de conectores

ALFANDEGAMENTO: Aeroporto de Porto Velho inaugura sistema moderno de conectores

Avança a mobilização para tornar o Aeroporto Internacional Jorge Teixeira, em Porto Velho, apto a receber voos internacionais. Na manhã desta quarta-feira (6/6), o governador Daniel Pereira recebeu no Palácio Rio Madeira o diretor de Operações e Serviços Técnicos da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), João Márcio Jordão, acompanhado da deputada federal Marinha Raupp, para alinhar as ações para alfandegamento.

O recurso está garantido pelo governo do Estado. São mais de R$ 6 milhões. De acordo com o diretor, existe um cronograma para que sejam feitas as adequações necessárias para tornar o aeroporto apto a receber voos internacionais. ‘‘Nós queremos ainda este ano estar com esse aeroporto alfandegado’’, disse o diretor.

A previsão é que em cerca 30 dias os projetos de adequações fiquem prontos; e com o recurso já disponível será iniciada a obra. É preciso instalar Raio-X e Controle Automático de Pesagem (Coap) internacional.

Para o governador, a internacionalização do aeroporto trará um impacto positivo para o desenvolvimento do Estado. ‘‘Rondônia tem se consolidando como estado da produção agropecuária, mas nós também temos um potencial turístico para ser difundido, seja em relação a monumentos como o Forte Príncipe da Beira, a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, o legado de Rondon em relação as Linhas Telegráficas, nós também temos recursos naturais que nos permitem fomentar o turismo, mas para isso é preciso ter acesso’’, disse o governador.

Inaugurado moderno sistema de conectores de embarque e desembarque de passageiros do Aeroporto Jorge Teixeira

Daniel destacou ainda que o Estado tem estreitado relações com diversões países. ‘‘Nós acabamos de fazer um grande evento, que foi a 7ª Rondônia Rural Show, onde nós tivemos representantes de 11 nacionalidades, então Rondônia não pode ser mais um Estado que, para chegar a ele, tem que deslocar para São Paulo, Brasília ou Manaus, pelo trabalho que nós estamos fazendo de nos aproximar de países de todos os continentes, se faz necessário que o aeroporto seja internacionalizado’’, avalia o governador.

De acordo com o superintendente Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), Basílio Leandro de Oliveira, há países que já sinalizaram interesse em rotas aéreas internacionais no aeroporto de Porto Velho. ‘‘Companhias aéreas da Bolívia e também do Peru estão interessadas em fazer a rota Cuzco/Porto Velho e Santa Cruz de La Sierra/Porto Velho, e temos a plena convicção que esses voos serão um sucesso’’, disse Basílio.

CONECTORES

A mobilização para que a internacionalização aconteça de fato acontece em um momento que o aeroporto passa por modernização. Ainda nesta manhã foi realizada solenidade de inauguração do Sistema ELO, conectores de embarque e desembarque de passageiros.

A obra durou cinco meses, foram investidos R$ 5,5 milhões, recurso da Infraero, e trouxe para Porto Velho uma das estruturas mais modernas do país com conectores modulares e acoplado com elevador. ‘‘Um projeto inovador que visa conforto e acessibilidade’’, explica o diretor. ‘‘Com isso, teremos um serviço mais humanizado, principalmente para aqueles que tem dificuldade de locomoção’’, disse o governador. Ele ainda apresentou pedido a Infraero para que estruturas como essa também sejam instaladas nos aeroportos de Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena.

Facebook Comments

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>