Vacinas estão paradas nas “geladeiras” dos municípios por falta de apoio e logística do governo estadual



Os prefeitos receberam vacinas demais e tem gente de menos para aplicar na população o imunizante que salva vidas contra o Coronavírus. Essa prática de entregar além do que o município pode colocar para funcionar, já é bem antiga, tendo como exemplo os milhares de tratores comprados com Emenda de Bancada para todos os municípios, com a maioria deles parados sem utilidade porque não tem tratorista para operar. 

O governo federal enviou milhares de vacinas da Covid-19 para o Estado que ficou encarregado de distribuir para os municípios, mas, não se preocupou em ajudar no envio de profissionais para aplicar a injeção no povo que está morrendo à míngua e sem assistência, restando apenas a própria sorte como companheira.

Existem municípios que só possuem dois ou três enfermeiros, como dar conta de uma população assustada com a doença e ainda ter que esperar pelo dia em que poderá tomar vacina?

O governador Marcos Rocha e esse Secretário de Saúde, que toda vez que sai à rua, esquece de tirar aquele boné, gorro ou sei lá o que da cabeça, deveriam proporcionar junto com o imunizante, equipe qualificada para atender a população. Deveriam buscar no exército, aeronáutica, Polícia Militar e estudantes de medicina para esse fim.

O que não podemos permitir, é que com a falta constante de luz em Rondônia, se perca vacinas por não ter sido armazenada corretamente, como aconteceu em grandes centros, a exemplo, Brasília que já perdeu cerca de 700 frascos.

O líquido mais difícil do mundo, disputado à tapa, tem que ser inoculado com urgência nos braços dos que precisam, por enquanto, por idade, e não serem guardados em geladeira por falta de pessoal.

O Ministério Público tem que intervir, enquanto “Custus Legis” em favor, pelo menos, dos idosos, a quem tem a obrigação na Lei de proteger e responsabilizar todos os envolvidos por prevaricação e crime contra a saúde pública em época de Pandemia. Acho esse povo, além de irresponsáveis, incompetentes e Perversos não gostam de gente.



Carlos Terceiro, Nahoraonline

Postar um comentário

0 Comentários