Todos os 52 municípios de Rondônia permanecem na Fase 1 do plano 'Todos por Rondônia'



O Governo de Rondônia manteve todos os 52 municípios do estado na Fase 1 do plano 'Todos por Rondônia', com o objetivo de tentar conter o avanço da Covid-19. A Portaria Conjunta nº 32, de 12 de março, foi publicada na edição 55 do Diário Oficial e já está em vigor.


De acordo com o governo, a publicação da próxima classificação está programada para o dia 27 de março.





A lotação dos leitos de UTI nos hospitais de Rondônia é o motivo para a manutenção de todos os municípios do estado na fase mais rígida do plano de distanciamento social. Segundo o governo, "os municípios da macrorregião de saúde que apresentarem ocupação dos leitos de UTIs Adulto, na rede pública estadual e municipal, igual ou superior a 95%, serão classificados na Fase 1." Atualmente, todos os hospitais da Macrorregião 1 estão com 100% de ocupação.

O que muda?


Na fase 1, a ocupação máxima para funcionamentos de todas as atividades comerciais é de 30%.


Segundo o estado, continua estabelecida a restrição da circulação de pessoas em espaços e vias públicas e atividades comerciais em todos os municípios do estado entre às 21h e 6h.


Aqueles que eventualmente precisem sair de casa entre às 21h e 6h, são obrigados a apresentar uma declaração, que pode ser feita de próprio punho com a justificativa da saída, impressa ou gerada eletronicamente e salva no celular.


Além disso, fica proibido o funcionamento de:

Balneários, bares, boates, casas de shows e congêneres, inclusive o aluguel de clubes, propriedades ou edificações com a mesma finalidade, bem como a realização de festas privadas;
Venda de bebidas alcoólicas, em sistema delivery, de retirada, compra direta ou qualquer outro meio entre às 20h30 e às 6h, bem como o consumo de bebidas alcoólicas, em qualquer horário, em restaurantes, lanchonetes, padarias, supermercados, distribuidoras ou quaisquer outros estabelecimentos que vendam esse produto;
Funcionamento de cinemas, teatros e museus, sendo liberado apenas na fase 3;
Atividades desportivas, amadoras e profissionais, que envolvam o confronto de equipes;
Visitas em hospitais públicos e particulares;
Visitas em estabelecimentos unidades socioeducativas estaduais, que ficará a cargo da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), podendo determinar os critérios e o retorno das visitas sociais;
Visitas a asilos, orfanatos, abrigos e casas de acolhimento; e
Cirurgias eletivas em hospitais, sendo permitida a realização em hospitais privados na 3ª e 4ª fases.



Pandemia em Rondônia


Nas últimas 24 horas, Rondônia registrou mais de 700 casos da Covid-19. No total, o estado soma 164.746 casos da doença desde o primeiro caso confirmado em 20 de março de 2020.


Dos 164.746 casos de Covid-19 confirmados em Rondônia, 59.838 são em Porto Velho, durante todo o período da pandemia, conforme relatórios de dados publicados pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Postar um comentário

0 Comentários