Prefeitura ultrapassa meta de vacinação de idosos acima de 80 anos contra a Covid-19



Porto Velho ultrapassou a meta de vacinação de idosos acima de 80 anos. A imunização deste grupo prioritário se deu graças aos esforços logísticos e humanos implementados pela Prefeitura.

A meta estabelecida inicialmente pelo Ministério da Saúde era de 3.700 pessoas nesta faixa etária. O Município imunizou, até o momento, 4.086 idosos acima de 80 anos, o que representa 10% a mais do que estava previsto.

Segundo a gerente de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Elizete Gomes, a meta estipulada pelo governo federal levou em conta o número de idosos imunizados na campanha de vacinação contra a gripe no ano passado.

“Se considerarmos os idosos de 80 anos ou mais, vacinados contra a gripe, por exemplo, a meta era imunizar 3.700 pessoas. Já vacinamos mais de quatro mil pessoas. E a procura desse público ainda é alta”, explica Elizete Gomes.

O feito é resultado dos esforços da Prefeitura que trabalha desde o início da divulgação do calendário de imunização com agendamento e forças-tarefa para a aplicação das doses.

No início, a estratégia do Município foi distribuir a vacinação em escolas de diferentes pontos da cidade. A ideia era fazer as doses chegarem o mais perto possível desse público, evitando grandes deslocamentos e aglomerações.


A Prefeitura optou por concentrar as aplicações no campus de uma faculdade, na região central da cidade, para atender a todo o público. No local, a Semusa montou, inclusive, um esquema para atender idosos com dificuldades de locomoção, permitindo que sejam imunizados sem sair dos veículos.

Com a meta ultrapassada, a gestão municipal agora amplia a vacinação para outras faixas etárias, ao mesmo tempo em que mantém a vacinação para idosos a partir de 80 anos. Na próxima terça-feira (23), a Prefeitura inicia a vacinação de idosos acima de 75 anos.

“A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é imunizar 3.400 pessoas com idade a partir de 75 anos. Espera-se que a procura dos idosos pelo imunizante na Capital continue a ser maior do que a meta”, afirma Elizete.

O agendamento continua disponível na página Imuniza (https://imuniza.portovelho.ro.gov.br/agendamentovacina), para idosos acima de 75 anos.

O local de vacinação é o Centro Universitário São Lucas – Campus II, Rua João Goulart, 666, Bairro Mato Grosso, das 9h às 17h, entre os dias 23 e 26 de março. Os idosos cadastrados devem ir munidos com documento de identificação, comprovante de residência e cartão do SUS.


Texto: Pedro Bentes
Fotos: Leandro Morais e SMC

Postar um comentário

0 Comentários