Porto Velho: Madeira tem repiquete, mas Defesa Civil do MunicĂ­pio descarta enchente



A Defesa Civil Municipal de Porto Velho descartou a possibilidade de enchente este ano, segundo informou ao RONDONIAGORA, o coordenador Edmilson Hobold Machado. Na tarde desta terça-feira (30), o rio registrou a cota de 15,74.

De acordo com o coordenador, essa previsĂŁo foi feita levando em conta os dados meteorolĂłgicos que a equipe utiliza para observar as mudanças de nĂ­veis do rio. “No momento, o rio está passando pelo fenĂ´meno repiquete, que começou há dois dias e provocou o aumento do nĂ­vel para mais de um metro desde entĂŁo, mas nĂŁo há mais possibilidade de enchente esse ano, de acordo com dados meteorolĂłgicos fornecidos, atravĂ©s do Sistema de Proteção da AmazĂ´nia (SIPAM) e Serviço GeolĂłgico do Brasil (CPRM)”, disse Edmilson Hobold Machado.

Ainda de acordo com o coordenador, o repiquete que está acontecendo é natural, mas até o final da semana o nível começará a diminuir, seguindo essa tendência.

No dia 23 de fevereiro deste ano, a Prefeitura de Porto Velho decretou Estado de Alerta no município, após o nível do rio Madeira atingir a cota de alerta de 15 metros, que também é chamado de cota de transbordamento.

Em comparação ao ano passado, o coordenador destacou que a cota registrada na mesma data de hoje, foi de 14,80 metros, em 2020.
A Defesa Civil informou que nenhuma família precisou ser retirada durante monitoramento feito pela Defesa Civil até o momento.

Postar um comentário

0 Comentários