Mais um grupo de rondonienses retorna ao Estado após tratamento no Espirito Santo



Dos pacientes graves com Covid-19 que precisaram ser transferidos de UTI aérea de Rondônia para outros Estados, 26 se recuperaram da doença e já estão de volta às suas casas. No último domingo (21), mais 8 que foram para Vitória (ES), se juntaram a essa estatística. Uma parceria entre Governo de Rondônia e o Ministério da Saúde com a finalidade garantir o tratamento de pacientes com em outras localidades, em decorrência da lotação de leitos em Rondônia.


“O sentimento é de gratidão. Gratidão de ver minha mãe de volta para casa com saúde e recuperada dessa doença, após ter passado mais de 18 dias hospitalizada, infelizmente meu pai não teve a mesma sorte, mas estamos muito felizes, minha mãe venceu a Covid-19”, disse emocionado Alex Lacerda Ribeiro, filho da idosa Matilde Carvalho Lacerda, de 70 anos.

Alex Lacerda, conta que a mãe e o pai de 68 anos foram infectados pelo coronavírus, o pai de Alex, não resistiu a doença e a mãe Matilde foi transferida para Vitória, onde ficou internada em estado grave por 20 dias. “Só tenho a agradecer tanto Estado de Rondônia quanto o Estado do Espirito Santo, que acolheu nossa mãe muito bem, os médicos e toda equipe. Todos os dias recebíamos o boletim, e cada dia uma notícia boa, de evolução. Isso foi nos fortalecendo e nos dando esperança de que ela voltaria para casa”, disse, Alex.

Pacientes foram recebidos por familiares

Todos esses pacientes foram transferidos com quadro clínico grave para o Hospital Jayme Santos Neves em Vitória (ES). Ficaram internados na Unidade de terapia Intensiva (UTI), e após melhora clínica saíram da UTI, ficando alguns dias na enfermaria até completa recuperação e condições de alta.

Com a alta e sem impedimento ou recomendação médica, alguns pacientes têm retornado em voo comercial custeados pelo Governo de Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Considerando a situação atípica em que esses oito pacientes tiveram alta no mesmo dia, o Ministério da Saúde disponibilizou aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) para traslado desses pacientes.

O Governo de Rondônia, vem trabalhando em várias frentes de trabalho para salvar vidas. Além desses pacientes que foram encaminhados para fora do Estado, foi criado nas últimas semanas mais 24 novos leitos de UTI. “Estamos muito felizes em ver nossos rondonienses voltando para casa, após alguns terem ficado internado por mais de 40 dias, curados da Covid-19. O governador, coronel Marcos Rocha, nos pediu para não medirmos esforços quanto à transferência de pacientes a outros Estados”, destacou o secretário de saúde Fernando Máximo.


Até agora, um total de 146 pacientes com Covid-19 foram transferidos para Vitória (ES), Cuiabá (MT), Campo Grande (MS), Goiânia (GO), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Canoas (RS) e Manaus (AM).

Postar um comentário

0 Comentários