Defesa Civil de Rondônia promove treinamentos para situações de riscos e desastres



Defesa Civil de Rondônia promove, nos dias 30 e 31 de março, treinamentos para situações de riscos e desastres que envolvam alagamentos, enchentes e inundações. A capacitação ocorrerá nos municípios mais vulneráveis como Ariquemes, Buritis, Chupinguaia, Cabixi, Costa Marques, Cacoal, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Machadinho d’Oeste, Monte Negro, Nova Mamoré, Pimenta Bueno, Pimenteiras do Oeste, Rolim de Moura e Vilhena.

Segundo a Comissão de Defesa Civil do Estado (Cedec), Guajará-Mirim e Nova Mamoré, por exemplo, estão na faixa de fronteira com a Bolívia, e geralmente são tomados pelas águas, quando ocorre o aumento do nível do rio Mamoré e seus afluentes.
O que será ensinado

- Roteiro para que o Poder Executivo Municipal crie e efetive a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil;

- Orientação para ação tanto no período de normalidade, quanto no período de anormalidade;

- Capacitação dos entres municipais para utilização do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres;

- Medidas práticas nos processos de reconhecimento federal e solicitação de recursos para resposta e reconstrução;

- Treinamento de agentes de Defesa Civil Municipais, quanto aos procedimentos de situação emergência e/ou estado de calamidade pública. 

Segundo a Cedec, todo integrante da Defesa Civil, voluntário ou não, deve participar do treinamento para ações de prevenção, preparação, socorro e assistência às populações atingidas e reconstrução de moradias.

Postar um comentário

0 Comentários