Coronavírus: Sesau realiza testes rápidos nesta sexta em Porto Velho e Guajará




A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), promove de forma simultânea nesta sexta-feira (12), das 9h até às 13h, em Porto Velho e em Guajará-Mirim, testagem rápida de pessoas que apresentam síndrome gripal. Os testes rápidos para o diagnóstico de Covid-19 serão realizados, por meio do sistema drive-thru.

Na capital, o evento acontece no estacionamento do Palácio Rio Madeira, e em Guajará-Mirim, no Ginásio poliesportivo Afonso Rodrigues, que fica na Avenida Dr. Mendonça Lima, bairro Tamandaré. Caso o paciente teste positivo, será atendido pela equipe médica, submetido a exame de eletrocardiograma e vai receber o kit de tratamento para a Covid-19.

A testagem é dividida em três etapas: realização do teste rápido, procedimento de notificação do caso e entrega do resultado do exame.

O teste rápido é efetuado pelo método Antígeno e consiste em um exame para detecção do coronavírus desde os primeiros dias de infecção. O método é baseado na coleta de secreções nasais, permitindo identificar o vírus com 93,3% de sensibilidade e 99,4% de especificidade. O teste acontece por meio da coleta com swab (haste flexível com ponta de algodão) em nasofaringe.

O drive-thru para testagem rápida, em Porto Velho, conta com o apoio da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, Agência de Vigilância em Saúde (Agevisa), Defesa Civil, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Rondônia (Cosens-RO), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Prefeitura Municipal de Porto Velho, Polícia Militar (corpo de voluntários), Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Superintendência de Gestão de Gastos Públicos Administrativos (Sugesp), Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Superintendência Estadual de Comunicação (Secom), Casa Civil, dentre outras.

A prefeitura de Porto Velho irá realizar os testes no mesmo dia através de agendamento pelo call center cujo número é 0800 647 5225.

Em Guajará, os órgãos envolvidos são: Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamentário e Gestão (Sepog), além da equipe do Barco Hospital.

Postar um comentário

0 Comentários