Acusado de desviar dinheiro de combate a pandemia, deputado Jair Montes é afastado do mandato por três meses



A conta começa a chegar para aqueles políticos abutres que se aproveitam da dessa mortal pandemia que está levando vidas e provocando muita dor e sofrimento para desviar dinheiro público. Em Rondônia, além das várias operações que o Ministério Público já realizou, neste sábado, 6, ouve mais uma busca e apreensão em gabinete de parlamentar na Assembleia Legislativa e, o mais importante, a Justiça afastou o deputado do mandato por 90 dias, enquanto perdurarem as investigações.
Neste sábado, 6, o Ministério Público do Estado de Rondônia e a Policia Civil deflagraram, a terceira fase da Operação Aleteia, que investiga fraudes licitatórias envolvendo a aquisição de testes rápidos e outros insumos para a covid-19 em municípios de Rondônia, com recursos de emendas parlamentares.
Nessa fase, houve o deferimento, pelo Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, de medidas de buscas e apreensões, em gabinete e residência de parlamentar estadual. Também foi deferido o pedido de afastamento do mandato eletivo pelo período de 90 dias, a fim de resguardar o interesse público frente à situação de prática de ilicitudes em contexto gravíssimo como o da pandemia em curso.
O nome do deputado não foi informado pelo MP, mas fontes do expressaorondonia garantem que trata-se do deputado Jair Montes, líder do Governo na Assembleia. A investigação apura aquisição de testes rápidos e outros insumos para combater a pandemia adquirido pelo município de Candeias do Jamari, com recurso de emenda parlamentar destinada pelo deputado.
A reportagem do expressaorondonia tentou falar com o deputado, mas a ligação não foi atendida.
A investigação também contou com apoio do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, que realizou análise técnica quanto à realização das despesas públicas em menção.
A apuração prossegue e tem como investigados empresários, ex-prefeito e agentes públicos envolvidos nas práticas delituosas.
O nome da Operação Aleteia provém do grego e significa busca da verdade, em oposição à trapaça e ao engano.
Departamento de Comunicação Integrada (DCI/MPRO)

Postar um comentário

0 Comentários